sábado, 12 de junho de 2010

Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Lucas 23:
39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.


Uma vez falei do criminoso na Cruz que foi salvo, como um exemplo da salvação pela Graça. Más acho que o outro também pode nos ensinar muita coisa, como um grande exemplo... negativo.
A Crucificação foi descrita por historiadores do primeiro século como a mais lamentável da mortes. Era uma combinação de tortura e humilhação, que tinha objetivo de causar profundo horror e evitar maiores revoltas.
O criminoso era despojado de suas vestes, e carregava a viga transversa até o local da execução. Os soldados transpassavam os punhos e pés dos condenados com pregos, pedaços de ossos ou coisas semelhantes.
A intenção era prolongar a morte que poderia levar horas, a dificuldade para falar era enorme e o condenado morria geralmente de asfixia.
Más esse malfeitor do versículo 39 apesar de toda a tortura, conseguiu reunir todas as suas forças para olhar para o lado e blasfemar...
Ele estava ali, seminu, sangrando, machucado, torturado, agonizante sendo asfixiado e, acima de tudo, arrogante. Penso que ele achava que estava em melhor situação, afinal, ele não estava sendo zombado como Jesus.
“Pelo menos não me colocaram uma coroa de espinhos e eu não tenho uma placa em cima da minha cabeça escrita REI DOS JUDEUS”, devia pensar ele.
Sabe o que é mais interessante nesse texto? Veja os versículos seguintes:

40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso


Percebe que os dois criminosos que estavam com Jesus, clamaram a ele? Qual a diferença entre os dois?

A arrogância. Deus abomina a arrogância.

Um pediu para ser salvo e foi esquecido. Outro pediu apenas para ser lembrado e foi salvo.
É triste ver hoje igrejas que pregam que em nosso relacionamento com Deus devemos exigir, determinar e até colocar “Deus na parede”...
Arrogância é o que transformou Anjos em Demônios.Imagine o que pode fazer conosco.
Queridos, se há algo que possamos fazer para nos aproximarmos de Deus nas alturas é dobrar os joelhos.
E, quem se acha alguma coisa, lembre que o maior dos homens, como bem profetizou Isaias, também foi o mais desprezado.

Salmos 8

3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?

Nenhum comentário:

Postar um comentário