domingo, 2 de maio de 2010

A coragem que vem de Cristo

Lucas 22
49 E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
51 E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
Lucas 22
54 Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
55 E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
56 E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
57 Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
58 E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
59 E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
60 E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
62 E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.


Amigos, não fosse o registro dos outros evangelhos acerca do apóstolo que feriu o servo do sacerdote, dificilmente pensaríamos se tratar de Pedro. Pedro que nos primeiros versículos se mostra o valente, ousado, guerreiro, em poucos versículos adiante se transforma em Pedro, o covarde, omisso, mentiroso.

A atitude do apóstolo mostra o quanto uma pessoa pode se transformar quando se afasta de Jesus.

Quando estava em grupo, ao lado do Messias, o ungido de Deus, que acalma tempestades e anda sobre as águas, que multiplica os pães e ressuscita os mortos Pedro seria capaz de enfrentar o mundo inteiro.

Más a situação muda, o Sumo Sacerdote é quem detém o controle da situação e Jesus é o prisioneiro que esta sendo torturado e humilhado, e então o apostolo acompanha tudo a distancia, talvez esperando que haja alguma reação de Cristo para que ele possa voltar a ser o mesmo Pedro cheio de coragem. Más o Messias não reage e a coragem de Pedro não vem.

Sempre é mas fácil acompanhar tudo a distância, para ver no que vai dar, e não se declarar cristão se isso tiver alguma conseqüência. Más o Cristianismo não é uma fé que se possa acompanhar a distância. Não é uma fé que se declara “dependendo do ambiente”.

E Pedro assenta-se entre os opressores. E como é fácil ficar do lado mais forte...

Más vejam o que esta escrito no primeiro Salmo da Bíblia:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Por causa desse outro erro, Pedro é reconhecido e nega sua fé no exato momento da chegada do senhor. E o mestre dos mestres nada diz, apenas olha nos olhos do discípulo e ele chora amargamente.

Sim,para mim Jesus esta acima de qualquer mestre. E nosso Deus é capaz de ensinar até mesmo em silêncio, com um simples olhar.

E fazendo justiça a Pedro, depois da ressurreição de Cristo,no livro de atos vemos que ele foi parar na prisão por pregar o evangelho e por pouco não morreu juntamente com o outro apóstolo Tiago.

A tradição conta ainda que ele foi crucificado de cabeça para baixo por pregar o evangelho durante as perseguições de Nero aos cristãos.

Pedro compreendeu que se Cristo venceu o mundo, o que há no mundo para nos afastar dele?

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16 : 33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário