domingo, 9 de maio de 2010

Paz que excede todo o entendimento...

Filipenses 4

2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com
ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o
coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.


Nessa carta aos Filipenses é o único lugar da Bíblia que são citadas essas duas mulheres, Evódia e Síntique. Com certeza, nenhuma das duas imaginou que seus nomes seriam eternizados nas escrituras por conta do atrito que estavam tendo.

Todo mundo já se indispôs com alguém um dia. Todo mundo já sentiu raiva, e porque não dizer,todo mundo já sentiu ódio por alguém.

Quem já não desejou no seu íntimo agredir alguém? Trocamos a Paz pela ansiedade, revivendo um conflito infinitas vezes na mente...

E como evitar conflitos?

Uma parte da resposta esta nessa mesma pequena passagem...

5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos

Más não é só isso. Mesmo sendo amável é impossível viver sem discordâncias. O próprio Paulo teve as suas com Barnabé e Marcos.

A diferença é o fermento que nós acrescentamos através do pensamento, e por isso ele orientou sobre o que devemos pensar:

tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Pois é através do pensamento que a indisposição vira inimizade. Que a mágoa vira ódio. E o desejo de vingança encontra sua brecha.

Más o mais importante, pelo menos no meu ponto de vista, esta aqui:

6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Ore. Transforme a ansiedade em oração e súplicas. Nunca se esqueça que nosso Deus sempre ouve, e o que ele nos promete não tem preço:

7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus

Paz que excede todo o entendimento. Essa é a promessa de Deus a quem buscar.

Evódia e Sintique lutavam pela causa do evangelho, más entraram para a história por causa de um atrito, cujo motivo Paulo simplesmente desprezou. Não sabemos mais nada dessas duas mulheres.

E, em maiores proporções, quantas pessoas não destroem sua própria história por atritos insignificantes? Quantos não estão em prisões, sentenciados a anos por erros que cometeram em questão de segundos em que estavam cegos de raiva?

E o que esses versículos nos ensinam, é que se um dia se por acaso você tiver que entrar para história, ou mesmo quando nosso tempo passar e tivermos que ser lembrados por alguém que seja exatamente por algo excelente e digno de louvor, ou seja, tudo que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama.

Que seu nome seja uma referência na lembrança de qualquer uma dessas coisas, e que todas elas sempre façam parte da sua vida guardando sua mente e coração em Cristo Jesus.

E praticando tudo que temos aprendido é certo o próprio Deus da Paz estará sempre conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário